Laser na Medicina Veterinária

A Laserterapia é uma técnica terapêutica estudada para o tratamento da dor, inflamação e edema, e para a rápida cicatrização de lesões superficiais, como feridas e escaras ou úlceras de decúbito.

Este dispositivo médico ativo de tipo não-invasivo, é construído para utilizar, para fins terapêuticos, os efeitos biológicos produzidos pela energia eletromagnética de uma fonte de luz.

Alguns dos nossos equipamentos contam com dois comprimentos de onda sincronizados em uma única sonda: 808nm e 905nm que aplicada sobre o corpo do paciente ajuda a eliminar ou reduzir os efeitos da patologia em ato.

Temos aparelhos de classe 4, de 1,2 W e de 3 W, e também equipamentos de classe 3B. São classificados assim por conta de sua potencia e velocidade no tratamento. Sendo os de classe 4 mais potentes e rápidos.

A energia física que é chamada LASER por seu acrônimo que vem do inglês “Light Amplification by Stimulatied Emission of Radiation” e a prática terapêutica, conhecida e apreciada pelos bons resultados em fisioterapia, é conhecida como laserterapia.

A luz é uma forma de energia eletromagnética que é transmitida através das partículas de energia chamadas fótons. Esses fótons se propagam em forma de ondas no espaço.

A luz do laser difere da luz comum devido às características especiais: monocromática, coerente, monodirecional e intensidade elevada.


Efeitos terapêuticos

Quando o LASER é aplicado no paciente, este será absorvido pelos tecidos causando uma variedade de efeitos biológicos, sendo um dispositivo de “foto” biomodulação; ou seja, atua inibindo alguns processos biológicos e ativando outros.

Os principais efeitos biológicos são: aumentar o metabolismo celular, aumentar a circulação sanguínea, estimular a formação de novos capilares, aumentar a atividade do sistema linfático, aumentar a síntese de DNA e RNA, aumentar os níveis de endorfina e serotonina, aumentar a quantidade de fibroblastos, a estimulação dos fibroblastos para produzir colágeno, estimular os osteoblastos, estimular a fagocitose, aumentar dos níveis de ATP, diminuição da condução do nervo sensorial, redução da excitabilidade dos receptores de dor.

Principais indicações

Cicatrização de feridas
Edema e inflamação
Reparação óssea
Dor: artrite, mialgia
Lesões dos nervos periféricos

indexbr_image1460
indexbr_image1344