É um tratamento doloroso?
A acupuntura é feita com agulhas finas de aço inoxidável estéril. Em algumas partes do corpo mais sensíveis é possível um breve momento de sensibilidade assim que a agulha é inserida. A maior parte dos animais relaxa e freqüentemente dorme durante a sessão.
Com que freqüência são feitas as sessões? Quanto tempo dura uma sessão?
As sessões podem variar de 5 a 30 minutos dependendo das condições a serem tratadas e os métodos utilizados.
Existem diversos métodos para estimular os pontos de acupuntura como agulhas, eletroacupuntura, farmacopuntura, moxibustão, laserpuntura e implante de grãos de ouro.
Os pacientes são tratados 1 a 5 vezes por semana, por um período que pode variar de 1 semana a diversos meses. Uma resposta positiva geralmente é observada nas primeiras 6 sessões. Quando o efeito desejado é obtido serão fixadas sessões de manutenção de acordo com a necessidade do paciente.
A acupuntura pode ser associada a tratamentos convencionais?
Sim. Exceto em casos de uso de corticosteróides, que dependendo do caso, serão descontinuados assim que as sessões de acupuntura iniciarem.
Como age acupuntura?
Atualmente se sabe que a acupuntura age em todos os sistemas orgânicos. Age através do sistema nervoso central envolvendo o sistema músculo esquelético, hormonal e cardiovascular. Não é usada somente para o alivio da dor.
A acupuntura promove o aumento da circulação sanguínea, a liberação de diversos neurotransmissores e neuro-hormônios (como a endorfina, que é um agente “analgésico” natural do organismo), melhora os espasmos musculares, estimula os nervos e suas sinapses, modula o sistema imunitário, entre outros efeitos benéficos ao corpo.
É interessante observar que segundo a filosofia chinesa, a doença é um desequilíbrio da energia do corpo. A acupuntura procura equilibrar o corpo e corrigir o fluxo energético, conseguindo muitas vezes assim a cura do animal.
Quais condições respondem bem à acupuntura?
Na clínica de pequenos animais algumas condições são:
- Problemas músculo esqueléticos
- Dor crônica
- Displasia coxo-femoral
- Artrite / Artrose
- Patologias degenerativas
- Problemas cutâneos
- Atopia
- Dermatoses psicogênicas
- Otite
- Podo dermatite
- Distúrbios neurológicos
- Discopatias
- Paresia e Paralisia
- Convulsões
- Cinomose
- Síndrome vestibular
- Poliradiculoneurite
- Paralisia do nervo facial
- Incontinência/Retenção urinária e fecal
- Distúrbios Urogenitais
- Insuficiência renal
- Cistite
- Infertilidade
- Distúrbios comportamentais